Gastronomia



A comida típica da Coréia do Sul pode ser classificada como saudável, afinal, é um lugar onde ninguém come muito e é difícil encontrar alguém acima do peso. Isso porque a culinária baseia-se no uso de vegetais e as refeições são servidas em pequenas porções. Os pratos típicos do país são:
Kimchi, existem vários tipos desse prato, porém, o mais comum é o de repolho com especiarias. São servidos sempre em potinhos. O segundo prato básico da gastronomia coreana é a sopa. Sempre muito apimentada, até mais que o kimchi, e acompanhada por vegetais, cogumelos e frutos do mar. E para completar temos o típico arroz, fundamental na mesa das pessoas que vivem na Ásia.

Anchovas Secas (Coreia do Sul)

As anchovas secas são os tremoços das cervejarias e bares coreanos. São por vezes servidas num prato de aperitivos com diversas secções, nos quais podem aparecer outros tipos de peixe seco, produtos típicos da região que são facilmente encontrados em qualquer supermercado da Coreia do Sul. Em Busan, mesmo ao lado do famoso mercado, e no meio de inúmeros restaurantes de sabores marítimos, há uma zona com bancas dedicadas exclusivamente ao peixe e marisco seco. Já na Islândia, outro país de pesca e de pescadores, encontrei também uma forte tradição de consumo de peixe seco: no aeroporto de Reykjavik, o petisco é vendido com honras de símbolo nacional. Em Portugal também existe, pelo menos no Algarve, o hábito de secar o peixe. No entanto, é prática pouco visível, e se não fossem algarvios atentos com os quais tenho o prazer de partilhar mesas, talvez nunca tivesse ferrado o dente em peixe seco português. O que seria uma pena, porque aquilo que já me foi dado a provar não fica atrás do que tenho encontrado noutros lugares. Mas já desisti de tentar entender estes mistérios de Portugal.


Receitas

    APRENDA A PREPARAR KIMCHI

Ingredientes

2 acelgas
2 nabos
1 maço de cebolinha
Pimenta em pó
Sal e açúcar
Alho


Modo de preparo


1 - Primeiro dia: espalhe sal com um pouco de água
na acelga cozida e deixe descansar até desidratar

2 - Segundo dia: quando as acelgas estiverem murchas,
lave-as em água para tirar o sal. Ralar o nabo e a
cenoura
a. Pique a cebolinha. Misture tudo com pimenta em pó coreana, açúcar e alho. Depois, coloque a mistura
intercalada com as folhas de acelga.Deixar descansando
em um pote fechado fora da geladeira por 8 horas.

3 - Deixe na geladeira durante dois ou três dias

Dica: a pimenta e os outros temperos são colocados a
gosto. Os coreanos costumam caprichar na pimenta.