Entretenimento

Karaoke  (Noraebang)

O Karaoke é uma das principais formas de entretenimento entre os jovens sulcoreanos. Este é conhecido principalmente como Noraebang (노래방, literalmente, "quarto de canções") na Coréia, no entanto também se usa o termo derivado do Japonês Garaoke/Karaoke (가라오케/카라오케) bem como outras variações coreanas, tais como Norae yeonseupjang (노래연습장), ou Norae yeonseupshil (노래연습실). O noraebang mostra-se muitas vezes em transportes públicos, tais como autocarros turísticos. O noraebang é o equivalente do japonês KaraokeBox, enquanto o karaoke também é chamado karaoke (카라오케) na Coréia do Sul (cantar em frente de todos os visitantes de um karaokebar).

 

Coréia tem 300 mil viciados em games

 

Na Coréia do Sul, reunir-se num cibercafé para jogar é um programa tão comum como sair para jantar ou ir ao cinema. E nunca ter ouvido falar de programas como "Lineage" ou a nova mania, "Sudden Attack", é como no Brasil nunca ter ouvido falar do Ronaldinho Gaúcho.

Todos os dias, principalmente depois do trabalho ou da escola, milhões de coreanos se dirigem rapidamente para os chamados PC bangs –os onipresentes cibercafés, espalhados por toda a Coréia. Há pelo menos 20 mil em todo o país.

Na ultra-urbanizada Seul é comum ver os campos de futebol vazios, enquanto as salas dos cibercafés estão abarrotadas de homens e mulheres, entre 13 e 30 anos, que se mantêm colados nos monitores, gritando, fumando, bebendo e até comendo em frente ao computador.

"É um problema grave", disse o psiquiatra Kim Hyun Sôo, que em 2005 coordenou um projeto do governo para aumentar o número de clínicas preparadas para ajudar os viciados em jogos online.

Falando em seu consultório no centro de Seul, que é usado exclusivamente para o tratamento de pessoas com esse tipo de problema, ele disse que casos de violência por causa dos jogos acontecem com freqüência no país.

"Os casos de jovens que mataram a facadas algum membro da própria família porque perderam um jogo são muito comuns por aqui. Os estudantes viciados sonham com os jogos e vêem as pessoas como alvos que precisam ser liquidados", afirma.

Também são comuns casos em que a pessoa desmaia por exaustão depois de jogar ininterruptamente durante várias horas ou dias. Em 2005, um homem de 28 anos morreu depois de passar 50 horas seguidas jogando games on-line.