Astronomia

A Coreia do Sul lançou na terça, dia 25/08/2009, pela primeira vez em sua história, um foguete espacial, às 17h (5h, Brasília). Após o lançamento o país colocou em órbita um satélite científico. O país se torna, assim, a décima potência espacial do mundo, após o lançamento dos 33 metros e 140 toneladas do Naro-1, desenvolvido com ajuda técnica da Rússia.

O foguete, também conhecido como KSLV-1, subiu ao céu da província de Jeolla - 485 quilômetros ao sul de Seul - na hora prevista e, segundo a agência de notícias Yonhap, completou as duas fases com sucesso e pôs o satélite na órbita terrestre.
O trajeto do veículo espacial foi acompanhado pelo olhar atento dos cientistas da agência espacial sul-coreana (Kari), por especialistas russos e pelo primeiro-ministro Han Seung-soo. Apesar dos contínuos atrasos, o último na quarta-feira, dia 19/08/2009, a menos de oito minutos de acionar os propulsores, a Coreia do Sul conseguiu iniciar sua corrida espacial sem que se tenha detectado problemas durante os primeiros momentos da missão


Segundo Lee Joo-jin, presidente da Kari, o sucesso do lançamento ajudará a Coreia do Sul a se tornar independente em matéria aeroespacial e contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda.
O lançamento, motivo de orgulho nacional e seguido por milhares de pessoas das praias próximas, procura o reconhecimento internacional e o início de um programa espacial inteiramente sul-coreano. Apesar de a Coreia do Sul já ter lançado 11 satélites próprios, é a primeira vez que o faz com um foguete desenvolvido por seus cientistas, ainda que com ajuda russa.
A Coreia do Sul investiu 284 milhões de euros em seu primeiro Aespacial e cerca de 200 milhões de euros no centro espacial de onde se realizou o lançamento.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Astronauta Sul Coreana
Yi Sob-yeon cumpriu a primeira missão especial da Coréia do Sul na Estação Espacial Internacional


Centro Espacial Naro

 

O Centro Espacial Naro é um espaçoporto sul-coreano no Condado de Goheung, na Jeolla do Sul, operado pelo Instituto da Coreia do Sul de Investigação Aeroespacial, a agência espacial estatal. Com a construção bem sucedida do Centro Espacial Naro em 2008, a Coreia do Sul tornou-se o décimo terceiro país do mundo a possuir um espaçoporto.Construído em 4.95 milhões de metros quadrados de terra ganha ao mar, o Centro Espacial Naro enviou com sucesso o Naro-1 para o espaço a 25 de Agosto de 2009.

O primeiro lançamento, inicialmente planeado para 19 de Agosto de 2009, realizou-se a 25 de Agosto de 2009 usando um foguete espacial russo/sul-coreano, o Naro-1, mas o satélite não chegou a atingir a órbiita desejada. Outro lançamento de um foguete a partir do Naro está planeado para Maio de 2010. A Rússia fornecerá a tecnologia para um terceiro lançamento caso as duas primeiras tentativas falhem.